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DICAS E CUIDADOS

5 dicas para dormir melhor no calor

onda de calor que volta a assolar parte do país prejudica não apenas o bem estar no dia a dia, mas também causa dificuldades na hora de ir para a cama. Como dormir melhor no calor? O médico Rodrigo Neves dá dicas para que esse momento não vire um martírio. Veja atitudes simples que podem ajudar a dormir melhor no calor:

1. Banho Antes de Dormir

Tomar um banho morno ou fresco antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, especialmente em noites quentes, recomenda Neves. “O banho ajuda a regular a temperatura do corpo e promove a sensação de relaxamento. Idealmente, tomar um banho 1 a 2 horas antes de ir para a cama é recomendado, permitindo que o corpo esfrie gradualmente”.

2. Cuide da alimentação

A alimentação faz diferença entre ter ou não uma boa noite de descanso. “Evite alimentos pesados, picantes ou cafeinados, que podem interferir na qualidade do sono. É aconselhável comer alimentos leves pelo menos 2 a 3 horas antes de dormir, para garantir que a digestão não afete o sono”. Manter-se bem hidratado ao longo do dia também faz diferença. “Evitar beber muitos líquidos antes de dormir, para não interromper o sono com idas ao banheiro”.

3. Circulação de Ar

Uma boa circulação de ar no quarto é fundamental em noites de temperaturas elevadas. Usar ar-condicionado, ventiladores ou manter uma janela aberta ajuda a deixar o ambiente fresco. “O corpo humano precisa baixar sua temperatura interna para iniciar o sono, e temperaturas elevadas podem interferir nesse processo natural. Um ambiente fresco, geralmente entre 18°C e 24°C, é considerado ideal para dormir”, explica o profissional.

4. Com ou sem roupa?

Às vezes a sensação de calor é tanta que dá vontade de ficar o mais à vontade possível. “Opte por roupas leves e feitas de tecidos naturais, como algodão, pois podem ajudar na regulação da temperatura corporal durante o sono. Para alguns, dormir sem roupa pode ser ainda mais confortável e permitir uma melhor termorregulação”, explica o médico. Os lençóis também podem ser de algodão ou outro material natural que seja “respirável”.

5.Ajuste a iluminação

A iluminação do ambiente em que se vai dormir pode afetar diretamente a qualidade do sono, especialmente em noites quentes. “Opte por luzes baixas e evite a exposição à luz azul de dispositivos eletrônicos antes de dormir. Garanta que a luz solar direta e outras fontes de calor não estejam aquecendo o ambiente”, aconselha Neves.

Fonte: casavogue