Início » 5 dicas para limpar a casa e renovar as energias o Ano Novo
Artigos DICAS E CUIDADOS

5 dicas para limpar a casa e renovar as energias o Ano Novo

Scott Duramax lista as tarefas que podem deixar o lar pronto para receber o novo ano

Com o fim do ano se aproximando, é comum fazer um balanço sobre os últimos 12 meses, analisar o que não deu certo, avaliar nossas conquistas, contemplar nosso crescimento pessoal. Também refletimos sobre o que queremos alcançar no ano que chega, fazemos planos, traçamos metas e, até mesmo, realizamos rituais para uma renovação pessoal.

Uma pesquisa realizada por Scott Duramax apontou que quase metade dos brasileiros e brasileiras consideram que manter a casa limpa também é uma forma de autocuidado. Por que não aproveitar esse período, então, para também organizar o lar, se desfazer de itens sem uso, e promover uma limpeza caprichada? Pensando nisso, a marca de panos reutilizáveis reuniu algumas dicas para promover uma faxina completa e deixar a casa pronta para receber o novo ano.

Planeje-se

A faxina de fim de ano é diferente da limpeza de rotina. É um processo mais demorado, que exige um olhar mais detalhado. Separe alguns dias de dezembro para essa tarefa, faça uma lista das atividades e monte um cronograma de limpeza, para que o trabalho seja mais organizado e menos cansativo. Com os dias definidos, divida a limpeza e organização por cômodos, começando pelas partes internas – como quartos, sala, banheiros e cozinha -, seguindo para as áreas externas – como varanda, jardim e garagem.

Separe o que não faz mais sentido

Esse é o momento para desapegar e dar um destino a tudo o que você não usa mais. Roupas, sapatos, papéis acumulados, pilhas e baterias que não funcionam mais, brinquedos e objetos quebrados. Tudo o que não te serve mais, não tem utilidade ou não representa uma lembrança importante pode ser doado, direcionado para reciclagem ou descartado, desde que corretamente. Abra espaço para o que realmente importa.

Faça pequenos consertos

A janela que não fecha direito, a porta que está com a maçaneta quebrada, o fundo da gaveta que se soltou, o ventilador que parou de funcionar e a torneira que fica pingando. Aproveite esse momento para providenciar aqueles pequenos reparos que sempre são postergados na correria do dia a dia. Recuperar a função de itens que estavam sem uso também promove uma sensação de renovação do ambiente, de resgate do seu espaço.

Limpe os cantinhos que não estão na faxina do dia a dia

Lave cortinas, tapetes, cobertores, edredons, colchas, almofadas. Limpe lustres, lâmpadas, ventiladores, vasos, armários, guarda-roupas, geladeira, freezer, fogão, janelas, portas, batentes, paredes e espelhos. Capriche na limpeza do piso, seja lavando, encerando ou aspirando. Higienize vasos sanitários, chuveiros e torneiras. Cuide do jardim, apare as plantas, adube a terra, remova eventuais pragas. Revise o telhado e retire folhas da calha. Limpar o ambiente onde você vive pode ser uma forma tangível de simbolizar a superação do passado e preparar o terreno para o que está por vir.

Renove a decoração

Por fim, você também pode aproveitar que está deixando a casa completamente limpa e organizada para fazer pequenas mudanças na decoração, como atualizar fotos nos porta-retratos, trocar o tecido do sofá ou pendurar um novo quadro. Fazer sua casa refletir o seu momento e seus desejos para o Ano Novo.

Fonte: terra.com