Início » 7 dicas de decoração para acertar em cada ambiente
Artigos

7 dicas de decoração para acertar em cada ambiente

Muitas pessoas têm dificuldade em criar uma ambientação para os cômodos de sua casa e, assim, recorrem à ajuda de profissionais. Seja qual for o seu caso ou preferência, existem diversas formas de alcançar o visual desejado na sua casa seguindo algumas dicas de decoração.

Seja para começar do zero ou para renovar o visual de cada espaço, existem diversas dicas de decoração que podemos adotar para tornar este processo mais tranquilo, alcançando um visual com seu estilo e personalidade. Confira as principais!

1 – Crie uma paleta de cores para começar o seu décor

Uma das principais dicas de decoração para começar a montar cada cômodo é definir as cores que serão usadas em cada espaço. A partir dos tons escolhidos, você pode começar a procurar por móveis, acessórios e estilos que conversam com a coloração escolhida.

Crie uma paleta de cores para começar o seu décor

Para começar, opte por uma cor principal e passe passe mais duas tonalidades que a complementem. Três é um número bom para ter como base no décor de cada cômodo. Se você quiser usar outras nuances, deixe para detalhes em pequenos objetos ou estampas.

2 – Ou opte pelo visual monocromático

Se você é mais minimalista e prefere a decoração com uma coloração única, o estilo monocromático é a sua pedida. Seja em tons de vermelho, de azul, ou mesmo optando apenas pelo uso do branco, para criar um espaço mais interessante e dar mais dimensão, a dica é fazer uso de diferentes texturas.

No caso de um quarto todo branco, por exemplo, use roupas de cama em tecidos variados e diferentes acabamentos para deixar o espaço com mais personalidade. Uma opção é usar uma colcha matelada de algodão, junto com um pelego de pelo e almofadas em crochê.

[spl_news]

3 – Aposte nos têxteis para aquecer o cômodo

As mantas e almofadas são responsáveis por complementar essas peças e o espaço com muito conforto, versatilidade e sofisticação. Um pelego pode ser posicionado na ponta do sofá, enquanto a manta pode ser delicadamente colocada sobre um poltrona. Já para as almofadas, crie um conjunto de estampas, cores e tecidos que conversem entre si e disponha-as sobre o sofá, servindo para te acomodar e decorar o cômodo.

Aposte nos têxteis para aquecer o cômodo

Além de levar encanto e personalidade ao seu espaço, assim como muito aconchego, os têxteis são ótimas opções para variar o visual de cada ambiente da sua casa. Mais fáceis de serem trocados do que móveis grandes, quando você cansar de um visual, é só optar por novas peças e voilá!

4 – Use plantas para deixar o ambiente mais relaxante

Tendência na decoração de interiores cada vez mais adotada, as plantas são ótimas opções para completar aqueles cantinhos vazios do cômodo. Podendo ganhar destaque a partir de lindos arranjos florais em cima de mesa ou dispostos em vasinhos na beirada de uma estante, as espécies, além de decorar, são responsáveis por transmitir uma sensação relaxante dentro de casa.

Use plantas para deixar o ambiente mais relaxante

5 – Preencha os espaços com objetos decorativos

Entre as dicas de decoração, os acessórios aparecem como grande complemento e ótima solução para levar personalidade e sensação de pertencimento para a sua casa. No décor, são os detalhes que ajudam a definir um estilo e deixam os ambiente mais interessantes.

Aposte em porta-retratos, vasos, livros decorativos, bandejas, velas e espelhos para preencher espaços vazios em cima de aparadores e mesas, assim como em estantes. Para isso, brinque com objetos em alturas diferentes para criar um arranjo deslumbrante, seguindo um mesmo padrão de cor e de materiais.

6 – Leve charme para as paredes

Seja na decoração para quarto, sala, cozinha ou banheiro, criar uma parede de destaque é uma ótima solução decorativa para levar muito estilo para o seu cômodo. Ela pode ser criada através de uma coloração vibrante, em contraste com outras paredes em tons suaves, assim como pelo uso de papel de parede em contraste com paredes lisas. Outra opção é criar uma gallery wall, também conhecida como um mural de fotos.

Leve charme para as paredes

7 – Finalize com personalidade através de itens com memória afetiva

Seja qual for o estilo decorativo adotado ou a qualidade de seus móveis e peças, os itens que carregam memórias afetivas são os responsáveis por levar a sua personalidade para cada cômodo, assim como tornar a sua casa mais sua.

Através de fotos em porta-retratos, móveis de madeira herdados da família, assim como aquela manta de tricô feita pela nossa avó, são estas peças que podem ser encaixadas em qualquer cantinho, servindo como ponto de estilo e de alegria no décor.

Gostou das dicas de decoração? Compartilhe qual o seu segredinho para levar charme aos seus ambientes!

Fonte: mmartan