Início » Bricolage: como restaurar e estofar cadeiras antigas
MÓVEIS

Bricolage: como restaurar e estofar cadeiras antigas

Cadeiras antigas às vezes só precisam de alguns pequenos retoques para voltar a ter o esplendor original.

DIY é uma paixão que permite transformar e personalizar os objetos que nos rodeiam, dando-lhes nova vida e um toque de originalidade. Entre os objetos do dia a dia que se podem transformar estão as cadeiras que, após muito uso, podem ficar com um aspeto velho e antiquado. Se gostas de bricolage, eis como estofar uma cadeira.

Quais são os materiais necessários para estofar uma cadeira

Não importa qual seja o projeto, apenas precisarás de alguns elementos essenciais para restaurar a tua cadeira favorita. Em particular, presta especial atenção a:

  • Ao tecido que vais escolher: deve ser não apenas esteticamente agradável, mas também resistente e adequado para o uso diário. É aconselhável optar por tecidos grossos, específicos para estofados.
  • As ferramentas: uma chave de fendas e um alicate irão ajudar-te a remover quaisquer pregos ou grampos pré-existentes. Para a fixação do novo revestimento, um agrafador de estofado será indispensável. Será necessária também uma tesoura para cortar o tecido e uma medida para tirar as dimensões exatas da cadeira. Se a cadeira tiver partes de madeira expostas, também podes considerar lixa e tinta para possível restauração.
  • O estofamento: uma espuma de boa qualidade fará toda a diferença no conforto da cadeira estofada. Certifica-te de que a espessura e a densidade são adequadas para a finalidade e que o estofamento é cortado na forma exata do assento e encosto.
  • Conjunto de costura: finalmente, para um trabalho de precisão, um conjunto de agulhas e linha de estofado resistente pode ser útil.
  • Dicas úteis para estofar uma cadeira com encosto

    Se for a primeira vez, pode parecer bem complicado estofar uma cadeira. No entanto, com algumas dicas, podes conseguir um bom resultado na primeira tentativa. Em primeiro lugar, é essencial escolher um tecido adequado, que seja resistente, mas ao mesmo tempo harmonioso com o ambiente circundante.

    Antes de cortá-lo, no entanto, mede cuidadosamente o encosto para evitar desperdício de material ou, ao contrário, ficar sem tecido. O ideal é criar um modelo de cartão do encosto para que tenhas medidas confiáveis. Usa isso como um modelo para cortar o novo tecido, deixando sempre alguns centímetros extras para as bainhas.

    Lembra-te, então, que ao retirar o estofado antigo terás que ter cuidado para não danificar a estrutura da cadeira. Depois, a cola em spray pode ser uma ótima aliada para fixar o tecido na cadeira antes de prosseguir com os agrafos.

    Que estilo escolher para a cadeira?

    Quando estás prestes a restaurar uma cadeira, a escolha do estilo desempenha um papel fundamental em dar-lhe personalidade e caráter. Primeiro, é importante avaliar o estilo existente da cadeira e decidir se desejas preservar o original ou modificá-lo para se adequar ao novo contexto.

    Podes optar por realçar imperfeições e detalhes vintage, enquanto um estilo moderno requer acabamentos mais simples. De qualquer forma, prefere tecidos em cores neutras ou padrões, a fim de adaptar a cadeira a qualquer contexto possível.

  • fonte: idealista

Suporte

Comentar

clique para comentar

CLUBE DE DESCONTO