Início » Dicas práticas de como manter a casa organizada
Artigos

Dicas práticas de como manter a casa organizada

Com toda a correria diária, fica difícil controlar a ordem na casa, não é mesmo? Alguns itens acabam se perdendo pelos cômodos. Por isso, saber como manter a casa organizada vale muito a pena para o dia a dia do lar.

Assim, você consegue deixar todos os objetos no lugar certo, facilitando a ordem do ambiente. Então, veja agora algumas dicas de como manter a casa organizada com o Tenda Atacado.

1 – Experimente dividir as tarefas

A organização da casa deve seguir uma rotina. Assim, envolver as crianças nessa responsabilidade pode ser uma boa ideia, pois elas ficam empolgadas com a possibilidade de ajudar. Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado e você ganha uma oportunidade de dar um bom exemplo aos pequenos.

Se não for o caso, combine a divisão de tarefas com outros membros da família. Pode ser muito útil definir uma função por pessoa, como retirar o lixo, separar roupas usadas e recolher objetos sem uso. Em algumas horas, tudo consegue ser resolvido, deixando a casa organizada e com um clima mais agradável.

2 – Desapegue daquilo que não precisa

Para entender como manter a casa organizada, evite o acúmulo de objetos desnecessários. A bagunça pode começar com a falta de tempo para organizar os espaços da casa. Por isso, sempre que comprar algo novo, considere doar peças e objetos sem utilidade.

Essa dica pode ser muito boa para roupas, louças, itens de cozinha e objetos decorativos, facilitando a tarefa de manter a casa arrumada. Assim, vai sobrar espaço adequado para guardar todos os itens adquiridos.

3 – Planeje a organização dos objetos

Se quiser mais facilidade para deixar sua casa limpa e organizada, verifique se todos os objetos têm um espaço definido para serem colocados. Isso torna a hora de guardar mais eficiente. Manter tudo no lugar ajuda muito quando você precisa encontrar algum item, além de facilitar a visualização de tudo o que você tem.

Os espaços para cada tipo de objeto podem ser variados, desde que consigam manter o local arrumado. Lugares que precisam de muitos itens, como banheiro e cozinha, conseguem ter soluções de armazenamento bacanas, como despensa ou armários no próprio ambiente.

4 – Evite acumular pequenos itens

Acumular pequenos itens em diversos cantos acaba comprometendo o objetivo de manter as casas arrumadas e organizadas. Para evitar isso, é aconselhável reservar um momento do dia para garantir a ordem.

Por exemplo, anotações e documentos importantes também precisam de um local apropriado, que não se misture com outros espaços de uso diário. Evite ao máximo manter pequenos montes nos cômodos. Para isso, os aparadores são ótimos para compor um espaço harmônico.

Como manter a organização no cotidiano?

Arrumar tempo para as tarefas domésticas é o desafio da maioria das pessoas. Por isso, algumas dicas de organização tornam as arrumações mais eficientes. Com o passar do tempo, as tarefas ficam mais simples e são feitas no automático, garantindo um bom resultado.

Entenda que seu lar deve ser um lugar de aconchego e bem-estar. Por isso, a parte de manter a organização se torna um dos focos principais. Outro modo indicado de como manter a casa organizada é seguir o ciclo de “sujou, limpou e guardou”, independentemente do que se trata.

No quarto

A primeira sugestão de como manter a casa organizada é arrumar a cama todos os dias, no período da manhã, assim que você estiver disposto. A cama sempre arrumada passa a sensação imediata de que o quarto está organizado. Deixar as portas dos armários fechadas também faz parte disso.

Assim que tirar roupas e sapatos, guarde-os de forma ordenada dentro do próprio guarda-roupa ou na sapateira. Uma dica é organizar roupas e calçados por ordem de uso, ou seja, colocando os mais frequentes na frente e os menos usados atrás. Separar por cor ou tipo, como roupa de frio e de calor, também pode ajudar a manter a organização por mais tempo.

Na cozinha

Para manter a cozinha arrumada, é recomendado fazer uma limpeza contínua. Assim, lave a louça durante o preparo das refeições e limpe a pia e o fogão para deixar tudo sempre em ordem. Manter esse espaço organizado também inclui varrer e passar um pano no chão.

A dica da despensa entra nessa categoria. Ter um armário para comidas e outro para utensílios ajuda no trabalho e nos preparos. Por envolver questões de higiene e saúde, o cuidado com esse espaço é essencial. Afinal de contas, ele também é um lugar importante para a preparação das refeições.

No banheiro

Você pode usar a hora do banho para fazer uma faxina básica, deixando ele limpo por mais tempo e evitando o acúmulo de sujeiras. É aconselhável usar uma esponja com detergente neutro para higienizar a bancada e cuba da pia, além de uma escova adequada para o vaso sanitário.

Uma dica de casa organizada é separar as roupas que vão para a lavandeira e as que serão parte da próxima lavagem do dia, assim nada fica acumulado. Não se esqueça de deixar o cesto de lixo sempre em ordem, com saquinhos extras para a próxima troca e papéis higiênicos ao alcance.

Na sala

Mulher organizando sala

O primeiro passo para manter a organização da sala é não deixar muitos objetos em cima da mesa principal. Por exemplo, um porta-controle remoto pode vir a calhar. Copos nos móveis e sapatos espalhados pelo chão também atrapalham sua casa organizada.

Tenda Atacado, seu parceiro na organização da casa!

Com essas dicas, você conseguiu ter uma noção de como manter a casa organizada e como isso colabora para um cotidiano mais prático. Ao incorporá-las à rotina diária, você pode transformar uma casa bagunçada em um espaço harmonioso, livre de desordem e cheio de conforto.

Fonte: Tenda atacado