Início » Folia sem sujeira: Confira dicas para deixar a casa brilhando no pós-feriado
Artigos DICAS E CUIDADOS

Folia sem sujeira: Confira dicas para deixar a casa brilhando no pós-feriado

O glitter, em particular, é um material persistente que pode se alojar em móveis, tapetes e até mesmo nas roupas, permanecendo por dias após a festa.

O Carnaval é sinônimo de alegria, folia e diversão, mas entre confetes, serpentinas, glitter e restos de comida, manter um ambiente limpo e organizado durante o feriadão pode ser uma tarefa árdua. Para quem não quer abrir mão da organização, a palavra-chave é planejamento.

“Faça uma boa limpeza no pré-carnaval e divida as tarefas básicas para manutenção da casa, a fim de não acumular. Sempre recolha todo o lixo e objetos fora do lugar, e separe um espaço para guardar os adereços e fantasias”, sugere a especialista em limpeza e embaixadora da Ecoville, Priscilla Castro, que compartilhou suas principais dicas para devolver o brilho e a ordem à casa no pós-feriado.

“Uma faxina pós-feriado muitas vezes requer uma abordagem mais profunda e detalhada do que uma manutenção regular. Ainda mais tendo o confete e o glitter, grandes inimigos da limpeza, como símbolos da festa carnavalesca”, comenta Priscilla.

Pequenos e coloridos, eles se espalham facilmente por todos os cantos da casa, tornando-se difíceis de serem varridos ou aspirados. O glitter, em particular, é um material persistente que pode se alojar em móveis, tapetes e até mesmo nas roupas, permanecendo por dias após a festa.

“Para retirá-lo de superfícies duras, utilize um rolo adesivo (como os usados para remover pelos de animais de estimação) para coletar o máximo possível. Depois, passe um pano úmido para recolher os resíduos restantes. Se necessário, use um aspirador de pó com bocal estreito”, explica a especialista.

Limpeza de pisos e carpetes

Utilize, de preferência, o aspirador de pó, pois conseguirá remover melhor as partículas pequenas de sujeira. Se houver manchas de bebida ou comida, trate-as com produtos específicos para remoção. Para pisos, um mop ou pano de microfibra úmido com detergente neutro, ou específico para o tipo de piso (madeira, cerâmica, porcelanato, etc.), é essencial. Já para os carpetes, produtos para limpeza a seco ou extratoras podem ser utilizados para uma limpeza mais profunda.

Banheiros e cozinha

Limpe os banheiros minuciosamente, incluindo vaso sanitário, pia, espelho e chuveiro/banheira. Use desinfetantes para garantir uma limpeza eficaz. Na cozinha recolha a sujeira, remova a gordura e organize a geladeira. Retire os restos de comida e faça a higienização com produtos com oxigênio ativo, para evitar que fiquem maus odores. A remoção desses cheiros pode exigir ventilação adicional, uso de desodorantes ou métodos específicos.

Limpeza de janelas e mobília 

Use um produto específico para vidros para deixá-los brilhando, rodo com borracha, panos de microfibra ou jornal para evitar marcas e manchas. Não se esqueça de limpar as molduras e parapeitos, para tal você pode utilizar o bico fino do aspirador de pó ou um aspirador portátil. Quanto à limpeza dos estofados, se cair espuma ou spray de cabelo, se houver manchas, utilize produtos específicos para tecidos e aspire os cantos do móvel. Nas mobílias, retire o excesso de pó e utilize lustra móveis de madeira com um pano macio ou um produto multiuso para as demais superfícies.

Lavanderia e Reorganização Final

Lave as roupas de cama, toalhas e qualquer roupa usada durante o Carnaval que possa estar suja.  Se houver manchas de maquiagem em tecidos, pré-trate o local com um removedor ou detergente líquido, aplicando diretamente sobre a mancha e deixando agir por alguns minutos. Depois, lave normalmente. Para tecidos delicados, considere a lavagem a seco. Reorganize os espaços, guardando os itens em seus devidos lugares. Após a limpeza, ventile os ambientes e desinfete áreas de alto contato, como maçanetas e interruptores, com álcool 70º.

Sobre a Ecoville

Fundada em 2007, a Ecoville é uma das maiores redes de franquias de produtos de limpeza do Brasil. Com mais de 300 operações pelo país, a marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. A franquia comercializa um mix com mais de 800 SKUs entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade. Saiba mais: Ecoville Brasil

Fonte: NewsRondonia